Araranguá é fundada oficialmente no ano de 1880, mas possui raízes históricas muito além desta data. A ocupação humana, nas terras da Rainha do Sul Catarinense são de 6.000 a.C., através do índios sambaquieiros, caçadores-coletores, Xoklengs e Guaranis. Os sambaquieiros foram os primeiros moradores. Eles ocuparam Ilhas e Morro dos Conventos. Moravam próximo ao mar, rios e lagoas, garantindo a pesca e a água para o consumo.

Produziam agulhas e anzóis para pesca(com ossos), machados e pesos de rede com pedras que eram polidas umas nas outras. No interior e divisa atuais com outros municípios, por volta de 2.000 anos a.C., viviam os caçadores-coletores. Viviam em pequenos grupos caçando animais e coletando frutas. Eram famosos por suas flechas com pontas produzidas de pedra lascada.

Os Xoklengs e os Guaranis, índios agricultores, habitaram mais recentemente a região. O primeiro grupo vivia na região serrana. No inverno aproveitavam a safra de pinhão, e no verão, o destino era o litoral em busca da pesca e terras para o plantio do milho, entre outras culturas. Os Guaranis eram os grandes artesãos da cerâmica e produtores de mandioca. Habitavam grandes aldeias por todo Araranguá.

Fonte/Leia Mais: https://www.ararangua.sc.gov.b....r/cms/pagina/ver/cod