Gongogi foi elevada a município pelas lei estadual 1668 de 12 de junho de 1962, com território desmembrado de Ubaitaba.[7] O município tem uma entidade de valorização cultural fundada em 12 de abril de 1998, denominada Associação Cultural E Beneficente Antônio Pereira Barbosa (ACAPE, idealizada por Jose Jorge Souza em conjunto com sua esposa Juciara Perminio de Queiroz Souza e reconhecida nacionalmente pelas ações culturais, transformada, hoje em Ponto de Cultura. Dotada da primeira biblioteca do município, Biblioteca Comunitária. A entidade tem como patrono Antonio Pereira Barbosa (in memorian) que compôs o Hino à Gongogi.
Paulo Accioli - Grande figura do interior paulista, conhecido por palestras e suas entradas violentas no futebol. Hoje é jogador aposentado por Guilherme, presidente do VSFC.
Denilson de Oliveira - Conhecido por seus versos e prosa enaltecendo sempre a a sua terra e acontecimentos pitorescos da sua gente.
Ildásio Tavares - Nasceu na atual cidade de Gongogi, região do cacau da Bahia, em 25 de Janeiro de 1940. Em Salvador, formou-se em Direito e em Letras na UFBA, tendo feito o Mestrado na Southern Illinois University, o Doutorado na UFRJ e um Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa.
O autor pertenceu à geração da Revista da Bahia, juntamente com outros autores baianos, como Cyro de Mattos, Marcos Santarrita, José Carlos Capinam, Ruy Espinheira Filho entre outros.
Publicou seu primeiro livro de poesia, Somente um Canto, em 1968, e continuou publicando livros de poesia e de prosa (romances, teatro e ensaios). Como compositor, teve 46 músicas gravadas por Vinícius de Moraes, Maria Bethânia, Alcione, Toquinho, Nelson Gonçalves e Maria Creuza. Entre os seus perceiros estão Baden Powell, Vevé Calasans, Gerônimo e Carlinhos Cor das Águas.
Foi Ogá de Oxum e Obá Aré da Casa de Xangô, do Axé Opó Afonjá. Foi o autor da ópera afro-brasileira “Lídia de Oxum”, com música de Lindembergue Cardoso, regida por Júlio Medaglia, levada às margens da Lagoa do Abaeté, em Salvador, para um público de cerca de 30 mil espectadores. A ópera foi apresentada, em seguida, em diversos palcos brasileiros.
Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gongogi