No final da década de 70, chegaram a Região Oeste os primeiros desbravadores do cerrado, vindos do sul do Brasil. No início dos anos 80 foram estes aventureiros que encontraram uma imensidão de terras de cerrado, iniciando o núcleo de povoamento que em um curto período de tempo transformaria o cenário da região, contribuindo consideravelmente para a economia regional.
Com uma agricultura mecanizada e baseada nos avanços tecnológicos de ponta, começaram a surgir as primeiras indústrias que foram fatores importantes para a criação do município mais novo do estado. No entroncamento da BR – 242 com a BR – 020, bem próximo a casa do único morador da época, conhecido como Enedino, surgiu o povoado de Mimoso do Oeste em 1982 com a construção do Posto Mimoso (Posto de Combustível), onde posteriormente, com o loteamento, começaram a construir as primeiras casas no povoado.
Distrito criado com a denominação de Mimoso do Oeste, pela Lei Municipal n.º 395, de 03-12-1997, subordinado ao município de Barreiras.
Em divisão territorial datada de 1997, o distrito de Mimoso do Oeste, figura no município de Barreiras.
Pela Lei Municipal n.º 422, de 17-11-1998, o distrito de Mimoso do Oeste passou a denominar-se Luís Eduardo Magalhães.
Em divisão territorial datada de 1999, o distrito de Luiz Eduardo (ex-Mimoso do Oeste), figura no município de Barreiras.
Leia mais:https://cidades.ibge.gov.br/br....asil/ba/luis-eduardo