Malhada de Pedras, pequena cidade do interior baiano, situado no Sudoeste da Bahia, na microrregião da serra geral, a 638 km de Salvador. Cidade hospitaleira, emancipada em 1962, com população de mais de 08 mil habitantes, vive da agricultura de substância e a pecuária. Prefeitura atuante, agricultura e comercio em desenvolvimento. Caracterizada por sua vida calma com um povo alegre, trabalhador e festeiro protegido por seu padroeiro Bom Jesus.
A área que integra o atual município de Malhada de Pedras, anteriormente à data da sua emancipação, pertencia ao município de Brumado.
A origem de seu topônimo, segundo antigos moradores, deu-se em razão de existir local grande quantidade de pedras e aí o gado reuniam em lotes para dormir.
Sabe-se que até o ano de 1915, o território do município era encoberto por vegetação tipicamente de caatingas e ainda inexploradas. A essa época, existia no lugarejo somente três casas formando a comunidade, de propriedade dos senhores Benedito José Bernardes Santos, José Rodrigues e João Ferreira.
Pouco tempo depois os primeiros moradores doaram suas terras a varias famílias, que ali se fixaram concorrendo com seu trabalho para o progresso e conseqüentemente evolução da localidade. Aos poucos a povoação foi crescendo, surgindo aqui e ali pequenas casas. Em 1944 surgiram os primeiros trilhos VFFLB, na extensão do trecho Malhada de Pedras ? Umburanas.
Somente em 11 de setembro de 1948 inaugurava-se a estação ferroviária com a comitiva chefiada pelo então Ministro da Viação Dr. Clóvis Pestana de Castilho, sendo nomeado o primeiro Agente de Estação o senhor Catarino dos Santos Pereira, data em que ligava o então Povoado a capital do Estado. Acontecimento este que marcou época, trazendo consigo progresso para o desenvolvimento da localidade, onde efetuava o embarque de gado bovino, vindo de diversas partes com destino a capital. Em 1945, com ajuda material de grande número de moradores iniciaram a construção de uma capela, sob invocação de Senhor do Bom Jesus, cuja obra foi concluída em 1950. Por força da lei Estadual nº 1710, de 12 de julho de 1962, o povoado de Malhada de Pedras foi desmembrado do município. (O município foi formado com fração de terras dos distritos de Brumado e Ubiraçaba).
Leia mais:https://cidades.ibge.gov.br/br....asil/ba/malhada-de-p