Esteio tem suas raízes nas ferrovias que semearam o desenvolvimento ao longo da Região Metropolitana de Porto Alegre. Passado, presente e futuro têm um ponto de convergência no caminho de ferro, onde cargas valiosas, imigrantes e passageiros - de hoje e sempre - embarcam no trem da história para construir o mosaico de identidades e paisagens urbanas que se convencionou chamar de Esteio.

Conheça o traçado dessa história:

1873 - A construção da linha férrea entre Porto Alegre e Novo Hamburgo divide a fazenda Areião do Meio, propriedade familiar da ilustre Baronesa do Gravataí. Operários fixam residência ao longo dos trilhos e, com suas famílias, originam um pequeno vilarejo, vinculado ao 7º Distrito de Sapucaia do Sul

1905 - Nasce a Estação da Estrada de Ferro, obra que intensifica a ocupação e atrai novos moradores. Multiplicam-se as residências, comércios e ruas do povoado. Posteriormente, a estação viria a ser demolida para viabilizar as operações do Trensurb

1929 - Obras em rodovias do Estado renovam o impulso de crescimento da região

1930 - O engenheiro Ildo Meneghetti, em sociedade com Osvaldo Kroeff, funda a empresa Cia Geral de Obras de Esteio Ltda., que compra terras e comercializa lotes na região. Kroeff manteve sua porção entre a estrada de ferro e o Rio do Sinos. Parte desta área corresponde atualmente ao Parque de Exposições Assis Brasil.

1933 - As obras de construção da rodovia estadual entre Porto Alegre e São Leopoldo renovam o impulso de crescimento e aceleram a urbanização de Esteio.

13 de janeiro de 1948 - Esteio é desmembrada do 7º distrito de São Leopoldo, passando à categoria de Vila com a Lei Municipal nº10.

Fonte/Leia Mais: https://www.esteio.rs.gov.br/i....ndex.php?option=com_